Uma das melhores surpresas quando vim viver para Espanha foi o cordeiro... conhecido aqui por "lechazo".
A qualidade da Matéria prima faz com que as costoletas não seja necessário adicionar nada mais que um pouco de sal no momento de grelhar.
Neste caso acompanhei as costoletas com um cuscuz de verduras, prato muito fácil de preparar e cujos ingredientes são claramente orientativos...
Ingredientes:
Espargos
Tomate
curgete
pimento vermelho
cebola
Coloque o cuscuz numa saladeira, adicione água e deixe repousar enquanto grelha os vegetais adicionando um pouco de azeite e sal. De seguida junte os vegetais ao cuscuz e tempere com um molho de azeite, vinagre ou limão e rosmaninho.
Dicas:Dependendo do tamanho dos espargos, costumo escaldar em água a ferver para ficarem mais macios depois corto em 2 ou 3 partes. Depois de grelhar os espargos e enquanto grelha os outros vegetais guarde-os num prato de sopa tapado com papel de alumínio para que terminem de "cozer" no seu próprio vapor.
Habitualmente preparo este cuscuz como prato principal para aproveitar os vegetais que tenho no frigorífico.
Para os mais sensíveis ao sabor do cordeiro ou do borrego... no caso que este seja adulto e portanto tenha mais gordura o molho de pão e hortelã, receita original do Chef Jamie Oliver é uma excelente solução para cortar o sabor:
Ingredientes:
3 mãos cheias de hortelã
1 mão cheia de pão cortado em pedacinhos
Azeite
Vinagre
2 colheres de chá de Mostarda
Sal e pimenta preta moída na hora
Pique a hortelã e misture com os pedacinhos de pão na proporção de 3:1, juntando um pouco de azeite. Equilibre os sabores temperando cuidadosamente com sal e pimenta. junte a mostarda e o vinagre dependendo do gosto.
Dica: Normalmente começo por aqui a preparação da refeição para que o molho repouse já que o sabor vai melhorando com o tempo...