quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vinho da Semana: Crasto Superior 2011


O fim de semana passado como ia almoçar a casa do meu amigo João, coloquei-lhe o desafio de escolher dois vinhos que eu não tivesse provado para partilhar nesta rúbrica. 
Como se pode inferir através do nome este vinho é produzido com uvas provenientes da região do Douro Superior, a Quinta da Cabreira, localizada junto a Castelo Melhor.
Composto por Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Rouriz, Sousão e Vinhas Velhas, o Crasto Superior 2011 pareceu-me bastante equilibrado, apesar de que para o meu gosto pessoal me pareceu algo doce e com excesso de fruta madura, mas que deverá ser curioso voltar a prová-lo passados alguns anos... 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Creme de Espargos


Descobri a receita desta semana, num tarde em que navegava pelo Youtube e encontrei o programa do ingrediente secreto do Chef Henrique Sá Pessoa. Pela facilidade e rapidez é uma optima sugestão para uma refeição com amigos seja como entrada ou no formato de shot...

Vai necessitar de:
Espargos
2 cebolas
Espinafres
manteiga
azeite
caldo de frango
azeite 


Comece por descascar os espargos. Aproveite as aparas e os talos dos espargos e ferva juntamente com um pouco de caldo de frango. Coza os espargos com uma pitada de sal durante 2 a 3 minutos. Descasque e corte a cebola, coloque um fio de azeite numa panela ou caçarola, dois cubos de manteiga e deixe estufar a cebola durante 4 a 5 minutos. Retire a água dos espargos, coloque em água fria e reserve. 
Quando a cebola estiver estufada, junte os espargos cortados em troços, cubra com o caldo de frango e leve ao lume até levantar fervura. 
Retire do lume e triture, junte um cubinho de manteiga ligar melhor o creme, junte umas folhas de espinafres bébés, que dará um pouco mais de verde à sopa sem se sobrepor ao sabor dos espargos. Junte 5 colheres de nata misture bem e está pronto.

Sugestão: Sirva com um fio de azeite e pimenta moída na altura...


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vinho da Semana: Tomás Postigo Crianza 2010


Tomás Postigo que, entre 1988 e 2008, criou e dirigiu um dos vinhos mais emblemáticos desta denominação de Origem, o Pago de Carroviejas, lançou em 2008 este seu projecto.
Depois de provar este precioso néctar que nos trouxeram os nossos amigos Emily e César do seu fim de semana na D.O. Ribera del Duero, em Espanha, arriscaria a dizer que estaremos ante um vinho que dará muito que falar no futuro desta região. 

domingo, 12 de janeiro de 2014

Uma Salada pós-festas!!!


O mês de Janeiro tem, nos países do hemisfério norte, uma coincidência tremenda com os meses de final da primavera: A procura de comidas leves, neste caso para recuperar de um mês de excessos. 
A receita desta semana é o típico exemplo do que acabo de escrever. Apesar de estarmos em pleno inverno em Espanha uma salada foi a forma perfeita de começar a recuperar da época festiva que acaba de terminar e, não menos importante, de aproveitar alguns ingredientes que se estavam a ponto de estragar...
Apesar de ser muito parecida a uma receita que anteriormente partilhei convosco, esta semana trago-vos esta salada porque este é um exemplo de que as saladas não devem ser monótonas ou aborrecidas. Não se esqueça às vezes basta um pequeno detalhe para transformar o nosso prato e dar-lhe uma personalidade totalmente diferente. Neste caso a anchova traz aquele sabor a mar trazendo mais rock & Roll que a sua versão anterior.

Vai necessitar de (2 pax):
2 abacates cortados em cubos 
2 tomates cortados em cubos
10 filetes de anchova 
um pouco de cebola roxa finamente picada
Queijo parmesão picado
sal e azeite virgem extra
sumo de limão
mangericão

Numa chávena faça uma vinagreta de mangericão, com o azeite, o sumo de limão (proporção 3:1), o sal e as folhas de mangericão grosseiramente rasgadas, e reserve.
Com a ajuda de um molde, coloque no fundo o abacate cortado em pequenos cubos, seguido do tomate, por fim os filetes de anchova grosseiramente picados e a cebola. Polvilhe com o parmesão ralado, tempere e, passados pouco mais de 5 minutos está pronta!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Um Palco com tantas historias para contar...


Situado no Hotel Teatro, no Porto, o Restaurante o Palco vai levá-lo ao mundo das artes e do teatro. Todos os detalhes estão cuidadosamente pensados e em harmonia, desde o a decoração das mesas, o jogo de luzes, aos fatos do staff. Todas as condições estão pensadas para que os actores, os melhores ingredientes brilhem nas obras te teatro perfeitas que são cada um dos pratos que poderá provar neste restaurante.

Porque por vezes o melhor plano é a ausência de planos, esta foi uma destas ocasiões... Estávamos cansados da viagem e no dia seguinte tínhamos programada uma saída madrugadora no nosso cruzeiro pelas águas do Douro, pelo que decidimos procurar algo próximo para jantar, ao passar à porta do Hotel Teatro o Garfo de Ouro e o logo da michelin eram uma boa indicação de que sobre a obra prima que estávamos prestes a degustar.

Começámos pelo Atum braseado em cama de pistacho com puré de couve flor e veira (na foto), depois vitela Maronesa com Foie, os ovos cozinhados a baixa temperatura com creme de batata e queijo manchego e o bacalhau de meia cura com arroz caldoso tudo acompanhado por um vinho do Douro, como não poderia deixar de ser, Cottas tinto 2011

Sem dúvida uma grande obra de teatro a que assistimos no Palco. Se procura um sitio com elegante, com um toque especial já sabe...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vinho da Semana: Petalos del Bierzo 2011


Esta semana um vinho da D.O. Bierzo, (Espanha). Petalos del Bierzo 2011, um monovarietal de uma casta até então totalmente desconhecida para mim - Mencía. Uma excelente sugestão de Jorge Trifón que acompanhou a nossa excelente refeição no seu restaurante El Fogón de Trifón...

domingo, 5 de janeiro de 2014

Magret de Pato com Chimichurri


Na passada sexta-feira estava a começar a preparar os magrets de pato para fazer a receita que partilhei anteriormente aqui no blog - recorde aqui o magret de pato com puré de batata doce e mangericão, quando de repente tive que improvisar... acabava de colocar os dois magrets de pato a marinar no molho de mel e sumo de laranja quando fui avisado que a nossa visita acabava de cancelar o jantar...
Foi então que pensámos porque não fazer um mini catering a casa de uns amigos? o tempo da viagem sería o tempo indicado para que os magrets de pato descansassem e, assim decidimos fazer esta deliciosa receita da aplicação de Ferran Adriá...

Vai necessitar de:
Magret de Pato
Molho Chimichurri, (recorde aqui a receita)
Sal e Pimenta

Começe por fazer uns cortes na gordura do magret, com cuidado para não cortar a carne formando um formato de rede, isto vai fazer com que o pato se cozinhe na sua própria gordura. No meu caso marinei o magret num molho de laranja e mel como indicado na receita anterior, mas como vamos usar o molho chimichurri poderá temperar apenas com sal e pimenta moída na altura. Numa frigideira, doure o magret com o lado da gordura para baixo durante aproximadamente 3 minutos, vire e deixe marcar a carne durante uns 30 segundos. Envolva em papel de aluminio e deixe repousar durante 15 minutos.
Corte em lâminas, salpimente e cubra com o molho chimichurri...

Porque às vezes o improviso permitem-nos experimentar novos sabores e conviver como foi este o caso...

sábado, 4 de janeiro de 2014

São Rosas, meu senhor são rosas...


Situado junto ao Castelo de Estremoz, o São Rosas faz alusão à conhecida lenda do milagre das rosas atribuido à Rainha Santa Isabel, que transformou o pão em flores. Aberto há já 20 anos por Margarida Cabaço, mãe de Tiago Cabaço produtor do vinho desta semana, O São Rosas é sem dúvida um templo da gastronomia Portuguesa e uma referencia incontornável de como obter o melhor da melhor matéria prima...

Este templo foi sem dúvida uma das razões da nossa paixão por Estremoz. Em Outubro do ano passado foi aqui que tivémos o primeiro contacto com a gastronomia e com os vinhos desta cidade e, desde então, é uma paragem frequente quando vamos de carro de Madrid para Portugal.

Nas entradas e, dependendo da temporada, deleitamo-nos com os deliciosos ovos mexidos com espargos ou os cogumelos recheados com gambas e como pratos principais uma perdiz do outro mundo que não pode perder e umas fabulosas bochechas no forno com vinho tinto. Tudo, como não poderia deixar de ser acompanhado por vinhos de Estremoz.

Dicas importantes: 
Como estamos no alentejo as doses são realmente generosas pelo que há que ter em conta no momento de fazer o pedido.

Reserve se não quiser passar pelo desgosto de ter de escolher uma alternativa por estar cheio...

Onde?
  • Largo D. Dinis nº 11
  • 7100-509 Estremoz
  • Tel: +351 268 333 345

Quanto?
20-30€

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo!


Como alguns de vós poderão estar a imaginar, a escolha destes vinhos para a passagem do ano não foi ao acaso, quis celebrar entre amigos este projecto que iniciei há cerca de ano e meio. A preparação deste evento começou há cerca de um mês quando, numa das viagens Madrid-Lisboa fizemos “escala” em Estremoz, uma cidade que cada vez mais nos apaixona, pela sua gente, pelos seus sabores e pelos seus vinhos… Objectivo: provar o blog,  porque no jantar da passagem do ano queria brindar entre amigos, vinho incluído.
A meio da manha começámos por visitar a adega do Tiago Cabaço e de seguida provámos quatro dos seus vinhos entre os quais os dois blog 2010. Estivemos com os meus pais e com a encantadora Maria, partilhando historias, provando e descobrindo estes dois grandes vinhos que partilham o nome mas têm personalidades muito diferentes… O Blog 10 sempre elegante do principio ao fim e o bi-varietal (Alicante Bouchet e Sirah), que senti mais irreverente e diria divertido pois foi mudando completamente ao longo da conversa.
Foram daqueles momentos mágicos de partilha â volta do vinho em que senti que, por muito mais que o nome, tinham que estar no meu jantar de fim de ano...