O mês de Janeiro tem, nos países do hemisfério norte, uma coincidência tremenda com os meses de final da primavera: A procura de comidas leves, neste caso para recuperar de um mês de excessos.
A receita desta semana é o típico exemplo do que acabo de escrever. Apesar de estarmos em pleno inverno em Espanha uma salada foi a forma perfeita de começar a recuperar da época festiva que acaba de terminar e, não menos importante, de aproveitar alguns ingredientes que se estavam a ponto de estragar...
Apesar de ser muito parecida a uma receita que anteriormente partilhei convosco, esta semana trago-vos esta salada porque este é um exemplo de que as saladas não devem ser monótonas ou aborrecidas. Não se esqueça às vezes basta um pequeno detalhe para transformar o nosso prato e dar-lhe uma personalidade totalmente diferente. Neste caso a anchova traz aquele sabor a mar trazendo mais rock & Roll que a sua versão anterior.
Vai necessitar de (2 pax):
2 abacates cortados em cubos
2 tomates cortados em cubos
10 filetes de anchova
um pouco de cebola roxa finamente picada
Queijo parmesão picado
sal e azeite virgem extra
sumo de limão
mangericão
Numa chávena faça uma vinagreta de mangericão, com o azeite, o sumo de limão (proporção 3:1), o sal e as folhas de mangericão grosseiramente rasgadas, e reserve.
Com a ajuda de um molde, coloque no fundo o abacate cortado em pequenos cubos, seguido do tomate, por fim os filetes de anchova grosseiramente picados e a cebola. Polvilhe com o parmesão ralado, tempere e, passados pouco mais de 5 minutos está pronta!