domingo, 29 de setembro de 2013

O Melhor cheesecake do mundo!

A receita desta semana é uma viagem a minha infância, de todos os bolos fantásticos que a minha mãe fazia este foi sempre um dos meus preferidos! Ainda me lembro que punha as sobras do recheio à parte num pirex pequeno de barro só para mim! Dito isto esta receita é uma homenagem a minha mãe que é simplesmente a melhor do mundo!

Para a base:
Quase um pacote inteiro de Bolacha maria (2/3 – pode fazer um inteiro e o que sobrar guarda para a próxima festa!)
1 colher de sopa açúcar (a receita original são duas, mas fica ao seu critério)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
Farinha para polvilhar
 

Para o recheio e cobertura:
2 colheres de sopa de farinha
½ chávena de chá de açúcar
Pitada de sal
2 embalagens de queijo philadelphia de 200 grs
4 ovos (separadas as gemas das claras que será preciso batê-las em castelo)
1 pacote de natas 200 ml
Doce de frutos silvestres (aqui pode dar assas a sua imaginação e cobrir com o doce que mais goste)
Para a base moa primeiro as bolachas maria, junte o açúcar e mexa, de seguida junte as 2 colheres de manteiga. Misture bem tudo para ficar uma massa homogênea e espalhe homogeneamente pelo pirex que utilizar para o forno.
Para o recheio junte e misture as 2 colheres de sopa de farinha + ½ chávena de açúcar + a pitada de sal + os 2 queijos, de seguida junte as gemas e misture de novo, depois junte as natas e por ultimo vá juntando pouco a pouco as claras em castelo que teve que preparar previamente. Quando estiver o recheio homogêneo e macio deite por cima da bolacha no pirex e leve ao forno preaquecido.

A temperatura e tempos do forno são extremamente importantes. No nosso caso pomos a 160 ºC durante uma hora, depois apaga-se o forno e deixa-se uma hora a repousar e depois retira-se e coloca-se por cima o doce escolhido.

Como todos os amigos que já comeram esta tarte sabem o ingrediente principal é: muito amor e carinho! 
Esta semana receita e post por: Vanessa Paiva!

Brunch? Pequeno Almoço? Berlim? Anna Blume, paragem obrigatória...

 
Alguma vez teve a sensação de parar no tempo?... Se gosta particularmente de um bom pequeno-almoço ou brunch, Anna Blume é claramente uma paragem obrigatória na cidade de Berlim!
Quando está cheio o interior poderá ser algo ruidoso pelo que recomendo fortemente que tente conseguir uma mesa na esplanada, especialmente se procura um ambiente mais romântico. Tem um menu requintado, que pode ir de um simples croissant ou crepes caseiros até aos  especiais Anne blume para duas pessoas compostos por 3 andares ou apenas um como o magnífico oleander. Para acompanhar, a não perder os sumos de fruta natural, pessoalmente o de cenoura e laranja...

Onde?
Kollwitzstrasse 83
10435 Berlin
Alemanha
Telefone: +49 30 44048641
http://www.cafe-anna-blume.de/

Quanto?
10 pax


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Esta semana, O Vinho da Semana vem de Rueda, Espanha

Viñas Viejas Verdejo 2009, Terna Bodegas, Rueda - Espanha
Muitas vezes menosprezamos ou relegamos os vinhos brancos para um imerecido segundo plano. Pior ainda quando falamos de vinhos brancos que passem por barrica, pois branco que não seja jovem... 
O vinho desta semana demonstra que todos os preconceitos valem o que valem e que muitas vezes não têm razão de existir. V3, que se pode ler "V" ao cubo, por significar Vinhas Velhas e Verdelho é um óptimo branco para acompanhar pratos mais complexos e que resolveu perfeitamente o problema que tínhamos esta semana um ceviche de polvo que devido à sua elevada acidez nos complicava bastante a escolha...

domingo, 22 de setembro de 2013

Duo de Tartar!


Especialmente dedicado à nossa seguidora Esperanza, que me pediu expressamente a publicação desta receita esta semana trago-vos o duo de tartar que preparei o passado domingo!
Mais que um dueto, um prato de contrastes de sabores, de ingredientes e porque não de... continentes! Recomendo começar a viagem pelo sabor agridoce do tartar de atum e terminar com os sabores mais fortes do tartar de novilho!
 
 
Para o tartar de atum vai precisar:
1 lombo de atum de almadraba
Sementes de sésamo
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de molho Teriyaki
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1/2 abacate
 
Comece por misturar os molhos e as sementes de sésamo numa tigela e reserve. Com ajuda da sua melhor faca, tal como no bife tártaro, pique finamente o atum. Misture com o molho e reserve.
Para empratar, faça uma pequena cama de abacate e cubra com o atúm!
Dica: Como no caso do bife tártaro deverá jogar com as quantidades dos ingrediente do molho até que esteja ao seu gosto pessoal! 
 
Disfrute!
 
 

Restaurante da Semana: Miyama Castelhana, Madrid, Espanha


Se é um viciado em comida Japonesa como eu, então o Miyama Castelhana é uma paragem obrigatória numa das visitas a Madrid. Considerado dos melhores Japoneses da capital Espanhola, apesar de poder cair na monotonia é o restaurante onde vamos quase sempre que saímos a comer sushi. A matéria prima e as elaborações são de primeiríssima qualidade, tornando-o não no mais barato mas para mim no que tem melhor relação qualidade-preço dos Japoneses da capital Espanhola.
 
O atendimento, ao nível da comida, ou seja excelente! Amável, atendo e rápido!
 
O único senão deste restaurante, o ambiente bastante ruidoso quando está cheio, pelo que se ligar a reservar tente conseguir mesa o mais próximo da porta possível.
 
Mais que para voltar varias vezes, um sítio onde nunca me canso de voltar...
 
Onde?
Paseo de la Castellana 45                  
Madrid
Espanha
Metro: Gregorio Marañón 7 10
 
Quanto?
Aprox. 40€/pax

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vinho da Semana

LU&BE 2010, Dominio de Cair, Douro, Espanha
Como já escrevi anteriormente uma das razões de existência deste blog é a partilha de novas experiências. O vinho desta semana é um bom exemplo... Um vinho que ficámos a conhecer pela excelente recomendação d Javi durante a nossa magnífica estadía no Capítulo Trece, em Maderuelo, Espanha (recorde o post anterior aqui)...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Foto da Semana: Vindimas

João Portugal Ramos, Estremoz, Portugal
Estamos em plena época de vindimas, motivo pelo qual a foto da semana não poderia ser outra que não uma dedicatória a todas as mulheres e homens que se dedicam a cuidar e a elaborar este néctar desde as vinhas até ao seu consumo...

domingo, 15 de setembro de 2013

Receita da semana: Tataki de Atum


Sempre que vamos ao restaurante Miyama aqui em Madrid, sobre o qual escreverei na proxima sexta-feira, um dos pratos indiscutíveis é o tataki de atum. Por este motivo a semana passada quando fui ao mercado e vi a qualidade  e a frescura deste atum-branco, disse é desta que vou experimentar fazer um tataki em casa!
Aí está o resultado...
 
Vai necessitar de:
Atum (Eu usei uma boa posta de Albacora ou atum-branco Thunnus alalunga)
Molho de Soja
1 mão cheia de Cebolinho
1 alho francês
Sumo de 1 limão
Gengibre
Tigela com agua e gelo
 
Para o risco de Anisakiase, congele o atum durante pelo menos 24 horas a -20ºC. Depois de descongelado submerga os lombos, previamente limpos de pele e espinhas, em molho de soja. Numa frigideira anti-aderente vamos marcar o atum dos 4 lados e, ao retirar da frigideira, submerja numa tigela com agua e gelo de forma a interromper o processo de cozedura volte a submerger no molho de soja e reserve.
Numa tigela misture, o alho francês e o cebolinho finamente picados, o sumo de um limão e um pedaço de jengibre ralado. (Se não é muito fã de gengibre vá adicionando e provando até obter o sabor pretendido, eu usei um pedaço do tamanho do dedo polegar).
Corte o atum às fatias passando-as novamente pelo molho em que o marinou e coloque no prato. Cubra com a mistura preparada anteriormente e disfrute...
 
Alternativas? Envie-nos as suas receitas para fdgoodlife@gmail.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Triciclo, três excelentes rodas para andar... e muito...


Um dos assuntos de conversa que normalmente surgem após a abertura de um novo espaço é o futuro que lhe vemos, pois bem, o título deste post é a forma como resumiria a minha opinião: um projecto de três excelentes cozinheiros que dismistificam e aproximam a alta cozinha aos clientes que os visitam diariamente.
Localizado no bairro das letras em Madrid este restaurante transmite-nos multiplas sensações, como se de um livro se tratasse... ao entrar encontramos um espaço e uma equipa descontraída e informal, que nos faz sentir practicamente em casa... A carta, dividida em três partes, leva-nos a viajar pelos aromas e frescura dos productos no mercado numa primeira parte dedicada à extrema qualidade da matéria prima, com pratos simples mas de grande qualidade. Uma segunda parte com pratos mais complexos e criativos e de seguida uma viajem pelos sabores do mundo...
Começámos por provar o Gazpacho de tomates verdes com ostras e salada de ervas, o ceviche, o tataki de atúm com salada de feijão verde e... apesar de que tudo estava ótimo o inconscientemente o melhor veio no final com uns canelones do outro mundo e as batatinhas recheadas com rabo de touro. Tudo acompanhado pelo vinho que publicámos esta semana, Para terminar uma magnífica sobremesa de pêssegos com creme de hortelâ e gelado de limão...
A esta hora deverá estar a pensar uma de duas coisas ou que se trata de um restaurante onde as doses são tão minimas que tivémos que pedir bastantes pratos ou que não comemos metade... ambas respostas são erradas... Uma das coisas fascinantes deste restaurante são o facto de ter uma, meia e um terço de dose, o que nos permite fazermos uma refeição mais tradicional ou viajar pela carta como foi o nosso caso...
 
Claramente um lugar, para ir e voltar...
 
Onde?
Calle Santa María 28
28014 Madrid
Metro: Antón Martín / Sevilla
Tel:910244798
 
Cuanto?
25-35€

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O vinho da Semana!

E o Vinho da semana é:

Ponce Pie Franco 2011

Uma das coisas apaixonantes deste blog é o facto de me levar a conhecer e a descubrir novos restaurantes, novos sabores e… novos vinhos! A semana passada ficámos agradavelmente surpreendidos com este novo néctar, uma óptima maridagem com a comida que pedimos no Restaurante Triciclo, sobre o qual escreverei a próxima sexta-feira. Digo surpreendidos pelo facto de que até então desconhecíamos a D.O. Manchuela, uma pequena e jovem denominação de Origem localizada entre Cuenca e Albacete, Espanha.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Foto da Semana: O Verão ainda não acabou!

Platja des Bot, Menorca, Spain

O verão não é apenas sol, calor, praia ou quando a maioria de nós tem o principal periodo de férias! O verão é normalmente sinónimo de boa disposição, de bom humor, tendemos a ser mais tolerantes e relaxados... Pois bem Setembro é um mês atípico, porque se é verdade que o verão ainda não acabou, tenho amigas que já só pensam em fazer a mudança do seu armário para a nova estação de estação, sem falar que quase todos já se despediram da praia, mesmo que venha um daqueles dias de calor... O pior é que tudo isto normalmente traz associado uma mudança de humor...
Por isso mantenha a energia positiva e contagie a sua familia, amigos e todos os que o rodeiam...

domingo, 8 de setembro de 2013

A Receita da Semana: Rabo de Touro!


Como se nota que estamos no primeiro fim de semana de Setembro... depois do frenesim do tráfego e o regresso do turbilhão nas empresas, chegou a vez do mercado voltar a viver o rebuliço habitual das manhãs de sábado. Confesso que já tinha saudades, não só pelo ambiente mas porque a qualidade da matéria prima voltou ao seu melhor... 
Hoje Trago-vos uma receita de Rabo de Touro...

Vai necessitar: 
- 1kg Rabo de Touro 
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas 
- 3 tomates
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 3 cenouras
- Sal 
- Açafrão
- pimentão doce
- cravinho
- 2 folhas de louro 
- 6 grãos de pimenta preta
- Azeite virgem
- 1 cálice de Vinho madeira
- Batatas

Comece por refogar os alhos no azeite quente, junte as cebolas, os tomates, os pimentos e as cenouras, todos cortados grosseiramente, pois aproveitaremos para a guarnição. Deixe cozer um pouco e quando o tomate começar a ficar cozinhado junte a carne, o vinho madeira, o louro, o cravinho, o açafrão e o pimentão doce, mexa e adicione água até quase cobrir a carne. Deixe cozinhar cozinhar em lume brando durante 2,5 horas, tendo o cuidado de vigiar periodicamente para o caso de necessitar de adicionar água.  Ao fim das duas horas coza as batatas à parte, até que se comecem a desfazer. (Este é um aspecto importante para que quando empratar possam absorver o sabor do molho). 
Retire o rabo de touro do lume e separe a carne dos ossos. Retire parte dos vegetais para guarnição, triture os restantes com o caldo do estufado e leve novamente ao lume para reduzir um pouco o molho. 
Emprate colocando uma camada de batatas sobre o molho, cubra com a carne e volte a banhar com um pouco do molho. Sirva com os vegetais do estufado!

Disfrute!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Dinis, "Restaurante dos Pescadores"


A melhor recomendação e a melhor forma de expressar a minha opinião sobre o restaurante O Dinis é que todas as sextas-feiras de verão que vamos a Troia, saímos de Madrid com a mesa marcada para, 640 kilometros depois, desfrutarmos do melhor peixe-fresco que se pode comer nas redondezas...
Informal, descontraído e amigo, ao estilo do seu proprietário Dinis, este é um dos sítios perfeitos para acabar uma tarde de verão, tendo em conta que o por do sol mesmo em frente ao restaurante torna este restaurante no sítio ideal para disfrutar de uma óptima refeição a dois...
Sim, é verdade, a tudo isto há que juntar o melhor peixe na brasa da zona, certamente um dos melhores que teve oportunidade de provar. O Robalo é o peixe-estrela deste espaço onde também tivémos este verão de disfrutar de umas sardinhas maravilhosas... Ah e obrigatório terminar com a mousse de chocolate com cheirinho...
Enfim, não encontro muito mais adjetivos para descrever este restaurante, apenas que me sinto na minha própria casa ou em casa de um Amigo...

Obrigado Dinis! e até para a semana...

Quanto custa?
25-30€

Onde?
Praia do Carvalhal
7570- 779 Carvalhal

Telf. 265 497 023


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vinho da Semana: Murganheira Vintage Brut Pinot Noir 06


Depois de uma longa ausencia a rubrica o Vinho da Semana está de volta, a partir de agora tem visita marcada todas as quartas-feiras! 
Normalmente terminamos as nossas tardes de verão em Troia, um paraíso situado a tão somente 1 hora e meia de Lisboa, com outro espumante também produzido pela Murganheira, o Malvasia Fina... Há umas semanas atrás terminámos as nossas férias com um néctar "do outro mundo": Murganheira Vintage Brut Pinot Noir, que apesar de tentado, não vou arriscar a dizer que é o melhor espumante Portugês, direi antes que é, sem dúvida, o melhor que alguma vez provei neste cantinho à beira mar plantado...
Por isso se é um amante de espumante ou de Champagne, não hesite, prove e verá que não sobrará nem uma gota!...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Foto da Semana: Comunicação!

Troia Resort, Troia - Portugal
Hoje é um dia especial! Começamos uma nova secção no blog, a Foto da Semana! Para começar, escolhi uma foto especialmente relacionada com um dos objectivos deste blog: a Partilha de experiencias...
E porque uma imagem vale mais que mil palavras, espero que esta foto o motive a começar a comentar e enviar o seu feedback sobre as nossas receitas, e os restantes posts participação funtamental para podermos continuar a tentar melhorar...

domingo, 1 de setembro de 2013

Bola de Frango!


Na terça-feira passada tínhamos um evento especial, conhecer a nossa sobrinha "Infinity". Para este lanche especial decidi variar a bola que sempre levo, dando-lhe um toque mais apetitoso, foi então que decidi preparar esta bola de frango...
Vai necessitar: 
Para a massa - Ver receita no post anterior
Para o recheio:
Paio
1 Cebola
3 dentes de alho finamente picados
3 tomates
1 pimento verde da minha horta
Peitos de frango
Azeite
Sal & Pimenta

Comece por preparar a massa da bola tal como descrito no anterior post. Enquanto a massa descansa, corte os peitos de frango em cubos, salpimente e reserve. Refogue a cebola e os alhos numa frigideira com um fio de azeite, sem deixar ganhar cor. Adicione tomate cortado aos cubos e deixe cozinhar aproximadamente 5 minutos, adicione o pimento e deixe cozinhar mais 4 minutos, por fim adicione os pedaços de frango deixe cozinhar.

Numa forma, coloque uma camada de massa, cubra com uma camada de paio e, de seguida o recheio, volte a colocar uma nova camada de paio e cubra com mais uma camada de massa.

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixe cozer. 

Dica: Para obter uma cor mais dourada, pincele com uma gema de ovo.