domingo, 16 de dezembro de 2012

Um Bloody Mary diferente....


Se o seu corpo se está a ressentir do inicio das celebrações da quadra natalícia, um bloody Mary vai seguramente ajudá-lo a recuperar e trazê-lo de volta a uma forma perfeita....

Num copo misturador com gelo, adicionar cerca de 150 ml de sumo de tomate, um pouco de ervas aromáticas para tempero barbecue, 3 gotas de tabasco, uma colher de molho de barbecue... sim, leu bem, verá que vale a pena! Um pouco de molho de soja e cerca de 20 ml de vodka. Misture bem.
Sirva com aipo, uma fatia de pepino em pickle e se tiver, uma fatia bem grossa de bacon tostado...

Deixe-se surpreender pelos sabores surpreendentes...





terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FlashGourmet, uma ideia com Sabor...

Como digo há muito tempo, o mundo está numa situação demasiado delicada e a nossa sociedade numa espiral com uma dinâmica muito pouco optimista para que esperemos sentados no sofá de casa que alguém encontre todas as soluções e resolva o nosso futuro... 

É com muito orgulho que partilho as palavras e o projecto do meu amigo Nuno Anjos, o qual vos convido a visitar em www.flashgourmet.pt 

Há ideias que nascem e crescem imunes aos tempos que se vivem, simplesmente porque são boas ideias!

Numa fase em que o receio está na ordem do dia e na mente dos investidores, arriscar torna-se aos olhos de muitos uma autêntica loucura. Ir contra a corrente está no espirito daqueles que acreditam que parar não é a solução, e que todos somos parte da mudança. Mudança para melhor!

Olhar em volta, perceber o consumidor, ficar atento às tendências de mercado e à evolução da sociedade fez nascer um projecto que responde à crescente procura da qualidade aliada à melhor oportunidade.

É isso que caracteriza o projecto da FlashGourmet, a crença de que as melhores experiências não têm preço e que poderão ser vividas a todo o momento. Por tempo muito limitado é possivel encontrar nesta plataforma on-line alguns dos melhores produtos gourmet, na sua maioria nacionais, a preços muito atractivos e de forma muitas vezes exclusiva.

Excelentes descontos, exclusividades, facilidade na encomenda e entrega personalizada são os ingredientes que o conceito oferece a quem é apaixonado pelo prazer do gourmet sem abdicar dos melhores momentos de compra.

Além de um óptimo exemplo de empreedorismo, é um conceito que vale a pena conhecer em 
www.flashgourmet.pt !

terça-feira, 27 de novembro de 2012

I Rota de Gin Tonic de Triball, Madrid


Não há dúvida de que é o cocktail da moda em Espanha, razão pela qual a Espanha está no pódio do consumo de Gin em todo o mundo ...

Onde?
Bairro de Triball, Madrid

Quando?
27 a 29 de Novembro

Quanto?
Os preços são convidativos para Gins prémios (€ 5-10)

Mais informações:
Triball Madrid

Sopa de legumes com ervilhas

Uma pequena variação à tipica sopa de legumes, especialmente a pensar em quem adora ervilhas...

Necessita:
2 batatas médias em rodelas
2 cenouras médias em rodelas
1 cebola grande em rodelas
1 nabo
2 alhos franceses cortados em rodelinhas finas
azeite
caldo de galinha ou carne
sal 
Parmesão para ralar

Leve ao lume a cebola, as cenouras  o nabo e as batatas juntamente com um fio de azeite, refogando um pouco. Junte água e deixe cozer. Triture e leve novamente ao lume juntando as rodelas de alho francês e as ervilhas até que estejam cozidas. junte um ou dois cubos de caldo de carne ou galinha e retifique o sal. Antes de servir adicione um pouco de queijo ralado.

Nota: Se tiver tempo use caldo caseiro de carne ou galinha, e verá que notará claramente a diferença...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sopa de tamboril com hortelâ

Para o jantar de ontem e para celebrar a visita de uma amiga fiz esta sopa de tamboril, com algumas variações relativamente à receita original de José Avillez.

Ingredientes (3 pessoas):
750 gr de tomate chucha
Aprox 500 gr de lombos ou rabos de tamboril
1 pimento encarnado
1 cebola grande ou 2 médias
5 dentes de alho 
coentros
hortelã
vinho branco
azeite, sal & pimenta

A vantagem dos rabos de tamboril, além de mais económicos, é que entendo que para o caldo da sopa dá mais gosto... 
Comece por cortar os lombos do tamboril em paralelipípedos e reserve no frio, guarde as aparas para o caldo . Corte a cebola, o tomate e os alhos em rodelas e o pimento em tiras, (retirando previamente as sementes), numa panela coloque por camadas a cebola, o alho, pimentos, o tomate e as aparas de tamboril, repetindo este passo até acabarem os ingredientes. 
Adicione os coentros um bom fio de azeite, sal & pimenta moída na altura, e um pouco de vinho branco. Deixe levantar fervura e baixe o lume para que coza devagar.
Enquanto coze, corte o tamboril em laminas bem finas e coloque no fundo de cada prato, tempere com sal e um fio de azeite.
Quando estiver cozido, junte umas folhas de hortelã e triture. Leve ao lume mais um pouco juntando mais umas folhas de hortelã e um fio de azeite.

Para um efeito mais espectacular não sirva este prato na cozinha... sirva os pratos com o tamboril como descrito anteriormente. Sirva a sopa bem quente por cima do tamboril laminado adicionando um fio de azeite!
Caso os seus convidados se assustem com o peixe cru, aproveite para explicar que o tamboril está cortado em rodelas bem finas para que cozinhe ao deitar o caldo...

domingo, 18 de novembro de 2012

Bulldog Gimlet

Para os amantes de Gin e dos cocktails, deixo-vos um clássico para terminar o fim de semana, especialmente dedicado aos fans de Bulldog:

Num shaker com gelo junte 1 1/2 oz., (uma parte e meia) de Gin Bulldog, 1 oz. de sumo de lima fresco e 1/2 oz. de xarope de açúcar, agite bem.
Sirva num copo de Martini gelado.

Nota: 1 oz. = 1 onça = aprox. 30 ml

Lulas com salada de batata...


No meio de um dos meus rituais das manhãs de sábado, ir ao mercado, ao peixe e ao talho, procurava um peixe para assar no forno quando fiquei completamente absorvido pela frescura e pelo tamanho das lulas que colocavam na bancada. Não havia dúvidas, o peixe ficaria para uma próxima...

E porque quando a matéria prima é de qualidade, apenas umas notas de temperos são suficientes para uma óptima refeição...

Ingredientes:
Lulas
Azeite
Sal & pimenta
Salsa
batatas

Limpe as lulas, separando-lhe dos tentáculos, lave e escorra a água. Pincele com azeite, polvilhe com sal e pimenta moídos na altura e grelhe separadamente os sacos e os tentáculos. Ao mesmo tempo coza as batatas ao vapor ou em água a ferver. 
Prepare o molho de azeite e limão, colocando num copo 3 partes de azeite, 1 de sumo de limão, sal e pimenta a gosto e misture bem.
Sirva numa travessa, colocando os tentáculos dentro do saco, as batatas à volta, regue com o molho de azeite e limão e polvilhe toda a travessa com salsa picada...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Salada de Tomate assado com Parmesão e Pesto

Depois de um petisco para os seguidores carnívoros, hoje trago-vos outra receita do Chef José Avillez desta feita uma salada...

Como sempre digo utilizo os ingredientes que tenho em casa, que desta vez obrigaram a algumas variações de ultima hora, apesar de que o resultado creio ter sido óptimo pois a salada literalmente voou em poucos segundos e o pesto deu um toque bastante interessante aos filetes de peixe galo que acompanharam a salada...
Deixo-vos a receita original, sendo que a melhor de todas as receitas é ir provando e ajustar ao seu gosto pessoal...

Ingredientes (4pax):

500g de tomate cherry
um molho de folhas de manjericão (de acordo com a receita 60 gr)
120 gr de parmesão (metade para o pesto e o resto para ralar) 
3 colheres de sopa de pinhões
2 dentes de alho descascados tirando o gérmen (veio no centro do dente de alho)
60 ml a 120 ml de azeite 
sal & Pimenta

Lave bem o tomate coloque num pirex e pique com a ajuda de um garfo, adicione um pouco de sal e um fio de azeite e leve ao forno aquecido a 160ºC durante 10-15 minutos. 
Para o Pesto, coloque num copo misturador, as folhas de manjericão bem lavadas e secas, junte os pinhões, o alho, o parmesão e um pouco de sal e triture. Se preferir pode ir juntando o azeite pouco a pouco até conseguir a consistência de um molho, eu prefiro fazer esta etapa num almofariz e vou provando e corrigindo os temperos até que o sabor e consistência estejam ao gosto... Passe o pesto para uma taça.
Retire os tomates do forno, junte umas colheres de pesto e envolva. Sirva com parmesão ralado no momento e pode adicionar umas folhas de manjericão para potenciar mais o sabor...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tataki de Novilho, com sabores de outros lugares

Não deixa de ser curioso que, num dia em que parte dos "meus dois" países está em greve, as minhas ganas de escrever e partilhar voltaram...  

Hoje trago um prato de um dos meus Chefs preferidos José Avillez, Tataki de Novilho com sabores de outros lugares, um prato dedicado e imperdível para os amantes da boa carne!!!!

Especialmente neste prato um dos maiores segredos do exito senão o maior está na qualidade da carne, no talho peça carne da vazia limpa ou lombo, resumindo a mais tenra que exista...

Corte a peça da carne em paralelipípedos e tempere com sal grosso. Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite deixe a carne corar de todos os lados de forma a que fique tostada por fora e crua por dentro. retire da frigideira e deixe arrefecer numa grelha.

Acompanhe com uma salada de sabores de outros lugares...

Comece por cortar 2 tomates chucha em pequenos cubos, (corte primeiro em quartos para retirar as sementes), junte um pouco de cebola roxa picada, cebolinho picado, aproximadamente 60g de queijo roquefort desfeito (como não tinha roquefort ralei um pouco de queijo parmesão que combinou na perfeição), um ovo cozido ralado, dois abacates cortados em cubos , sumo de limão, azeite, pimenta e corrija o tempero com um pouco de sal. Misture tudo muito bem.

Corte o Tataki de novilho em fatias de aproximadamente 1 cm de expessura e termine com um pouco de sal grosso ou flor de sal por cima da carne e um fio de azeite. Sirva de imediato acompanhando com a salada...


sábado, 20 de outubro de 2012

O sabor do peixe ao natural... AO SAL!

O truque do peixe ao sal é a materia prima e os tempos de forno! O resto é meramente informativo!

Assim sendo não é preciso ter uma receita para fazer peixe ao sal, utilizar os tempos do Jamie Oliver que são excelentes:

Temperatura máxima durante 10 minutos por cada 450 g, mais 15 minutos de forno apagado para acabar de cozer (esta ultima dica é crucial).

Dito isto, comprar peixe fresco sem escamas e amanhado (nós fazemos sempre Robalo, no entanto o Jamie aconselha Ruivo, Sargo, Salmao, Rodavalho e Truta), preparar o tabuleiro do forno com papel de aluminio (para simplificar a limpeza), espalhar sal grossa até perfazer 2 cm de base, por o peixe sobre o sal e cubrir com cerca de 2 cm de sal grossa (pode molhar um pouco a sal para ajudar a criar crosta). Na cavidade do peixe por as ervas aromaticas frescas que tiver em casa (desta vez pusemos rosmaninho, salsa e tomilho da nossa horta).

O limão vai ao forno para decorar, mas há quem goste para temperar o peixe.

Desta vez acompanhamos com uma salada de pimentos grelhados, tomates, pepino, cebola e milho temperada com azeite, vinagre, nozes e rosmaninho.

Maravilhoso prato com um bom vinho branco!

Post powered by Vanna

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pernas de Frango no forno

Se habitualmente compra frango do campo para preparar para duas pessoas terá certamente o mesmo problema que eu: é demasiado, se não o compra habitualmente experimente pois vai ver que não tem nada que ver com o tipico frango de aviário...

Esta semana comprei uma vez mais um frango do campo para preparar uma canja e como era demasiado preparei as pernas no forno para o almoço do dia seguinte...

Com a ajuda de um almofariz misture uns grãos de pimenta, sal, dois dentes de alho, um pouco de azeite e duas limas e deixe a marinar o frango nesta mistura durante cerca de uma hora.

Adicione umas fatias de pimento, uma folha de louro e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. 
Junte as batas às rodelas fininhas e volte a colocar no forno até que estejam douradinhas e assadas...

Xarope de Açucar


Depois da curiosidade e surpresa de alguns amigos no passado fim de semana sobre o que era o liquido da foto que juntava a alguns cocktails, decidi regressar â escrita no blog com o que não é mais que um simples xarope de açúcar, uma ferramenta essencial para preparar ou corrigir vários cocktails…


É facílimo de preparar e basta juntar numa caçarola metade de açúcar e metade de agua e agitar até que se dissolva completamente. Deixe arrefecer e guarde.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A sopa de peixe da minha mãe...

Mais que uma simples receita, gostaría de prestar a devida homenagem aos meus pais, os principais responsáveis por esta paixão pela comida e gastronomia...

Todas as tardes passadas a cuidar da horta ou colhendo as nozes de uma nogueira centenária com o meu pai ou as manhãs de sábado passadas no mercado em para comprar o peixe fresco, a carne e os legumes com a minha mãe, resultaram na transformação de lema de vida... de comer para viver a viver para comer!

Depois desta introdução, parece-me demasiado obvio que hoje os deixarei uma receita da minha mãe e, para mim, a melhor sopa de peixe que alguma vez provei...


Vai Necessitar
Peixe (recomendo usar peixe com poucas espinhas: Maruca, tamboril poderão ser boas opções)
3 cebolas
1 pimento vermelho
3 dentes de alho
3 batatas
1 ovo
um pouco de hortelã
sal e azeite

coloque todos os ingredientes numa panela, colocando no topo o peixe de modo a evitar que as espinhas se espalhem. Cubra com água, tempere com sal e um pouco de azeite e deixe cozinhar.
Quando as batatas estiverem cozinhadas, retire o peixe com cuidado para que não caia nenhuma espinha para o caldo e triture. Adicione um ovo e mexa até que esteja cozido. Adicione o peixe e está pronta a servir...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Salada de Abacate Grelhado


Desde que descobrimos o pesto caseiro torna-se bem mais fácil fazer uma salada quando faltam ingredientes! Hoje abrimos o frigorifico e havia: abacate; tomate seco; parmesão e pepino...

Preparamos o pesto com o majericao fresco; azeite; nozes; alho e parmesao (desta vez pusemos um pouco de manteiga, mas é completamente dispensavel)! Misture tudo na trituradora e vá provando! Para ajustar o sabor pode adicionar limão, sal e/ou pimenta!

Esprema um limão para um prato, adicione sal e pimenta. Corte o abacate em fatias e mergulhe-o no limao. Unte as fatias de abacate com azeite (aproveitamos o azeite do tomate seco para isso) e grelhe-as durante uns minutos.

Faça a base da salada com o que tiver (aconselhamos rucula), nós fizemos com salada variada, pepino e tomate seco! Junte o abacate frio e o pesto!

Post & receita por Vanna...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Conquilhas à bolhão Pato

Uma variante à famosa receita de ameijoas à Bolhão Pato em que a única diferença é mesmo o uso das conquilhas em vez das ameijoas, o que na minha humilde opinião melhora significativamente este prato...

Como muitos pratos da cozinha tradicional portuguesa é simples de cozinhar e delicioso de provar!

Vai necessitar:
Conquilhas
Azeite
Alhos
Coentros
Sal, pimenta e sumo de limão

Numa frigideira com azeite, adicione os alhos grosseiramente cortados e deixe alourar um pouco. Junte os coentros, de seguida as conquilhas e tape a frigideira. Mexa a frigideira de vez em quando e quando as conquilhas estiverem abertas retire do lume. Adicione o sumo de limão, tempere a gosto com sal e pimenta e sirva de imediato

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Por do sol ou lusco fusco?

Jimbaran - Bali, Indonesia

Como o famoso Sketch dos gato fedorento o por do sol ou Lusco/fusco, apesar de durar 5-7 minutos, é um dos momentos mais especial do dia...

Divagando um pouco sobre este momento poderá ser o cenário perfeito para situações completamente opostas como para um momento de meditação a sós ou uma sunset party na praia...

Pode ser um momento romântico com aquela pessoa especial ou para apenas pegar na câmara e passar este momento a disparar milhares de fotos com ela... Como a maioria das melhores coisas da vida, deixe-se guiar pelo seu instinto e aproveite...

Devo confessar que adoro o por do sol, se possivel com um bom cocktail, mas sempre com a minha camara!
Estas são algumas das minhas fotos, e deixo o desafio a que partilhem as vossas na nossa página de Facebook:www.facebook.com/FoodDrinkTheGoodLife
Jimbaran - Bali - Indonesia


Se vai a Bali, tem que provar o famoso peixe fresco num dos vários restaurantes da praia de Jimbaran, pelo que o meu conselho é que vá um pouco antes e aproveitar este fantástico por do sol...
Cavallería, Menorca, Espanha
No meu post anterior sobre as praias de menorca, partilhei uma foto da praia de Cavallería. Em baixo poderá encontrar outro por do sol extraordinário em Menorca. A apenas 5 minutos de distância de Ciutadella, no Maxi's Bar poderá tomar um aperitivo enquanto desfruta do por do sol. (Recomendo que se fique pelo aperitivo...)
Maxi's Bar, Cala en Blanes - Ciutadella, Menorca, Espanha
Apesar de que aqui o sol não se põe no mar mas sim atrás da serra, em Troia poderá disfrutar de um por do sol muito especial e unico... com uma vista de 180º, dependendo do día, poderá apreciar vários efeitos interessantes entre o mar e o recorte da serra da Arrábida...

Troia, Portugal
Aceite o desafio e partilhe as suas fotos na nossa página de Facebook! www.facebook.com/FoodDrinkTheGoodLife

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Restaurante C'an Olga, Menorca

Se está farto de restaurantes turísticos ao longo da costa, C'an Olga é uma opção realmente interessante. Devo confessar que tenho uma atracção especial pela gastronomia do interior, penso que é senso comum: se não vai pelas paisagens só voltará pela grandiosidade da sua gastronomia...

A verdade é que o nosso jantar no C'an Olga foi das opções mais fáceis das nossas férias... Gabriel, quem nos recomendou a visita a este restaurante, também nos sugeriu duas magníficas entradas, pelo que apenas tivémos que escolher peixe-galo de San Pedro grelhado com molho de alhinho.


Apesar da excelente qualidade do prato principal, para mim as estrelas deste restaurante são de facto as entradas! Comemos umas cebolas recheadas com carne e um enchido espanhol - Sobrasada e um maravilhoso mil-folhas de beringela...tudo isto como se estivéssemos no jardim de uma casa de familia...

Onde? 
Pont Na MacarranaMercadal
MenorcaEspanha
+34 971 37 54 59

Quanto?
Preço médio 40 €

sábado, 1 de setembro de 2012

Menorca, De praias Caribenhas a paisagem lunar...

Se é um viciado em praias, arriscaria dizer que certamente gostará de Menorca... Porquê? Porque tem um espectro desde praias de areia dourada/avermelhada com rochas rosadas, (maioritariamente no norte), às de areia branca fina e água turquesa (maioritariamente no sul).
Neste post encontrará as praias onde estivemos na nossa escapada de 5 dias deste verão... Apesar de achar que se trata de um conjunto interessante de praias, como nos disse uma Menorquina: o melhor guia de Menorca é o vosso instinto...

Dicas e Notas:
  • Estivemos alojados em Ciutadella, motivo pelo qual todos os percursos têm aqui o seu ponto de partida.
  • A maior parte das praias onde estivemos nao têm quaisquer infraestruturas pelo que é fundamental levar consigo o kit de sobrevivência: Comida, agua suficiente e chapéu de sol
  • No caso de alugar um carro no aeroporto, experimente pedir um chapéu de sol emprestado na rent-a-car, normalmente têm bastantes que os turistas lhes deixam aquando do seu regresso
  • Tenha em conta a direcão do vento quando escolher a "praia perfeita" para o dia, principalmente se é norte ou sul...
Macarella


Macarella, junto com a sua irmã mais pequena Macarelleta, são duas baías com areia fina e branca onde o mar é mais calmo que uma piscina. Rodeada por colinas cobertas por pinheiros e azinheiras, estava tanto calor que passamos quase todo o tempo a boiar na água...
Uma pena que apesar do, enorme parque de estacionamento não estar cheio, a praia estava completamente sobrelotada e quase não havia lugar para um alfinete... Para desfrutar o melhor desta praia e da sua paisagem maravilhosa,  deverá optar pela primavera ou outono. No caso de ir nesta altura do ano poderá ser um bom conselho ir à tarde que está muito mais calma comparada com o rebuliço das horas matinais...
À praia de Macaralleta, conhecida como uma praia nudista, pode-se chegar caminhando uns 5 minutos desde Macarella.

Dicas:
- Há um parque estacionamento pago, (5€), a menos de 5 minutos da praia e um grátis a cerca de 15 minutos da praia.
- Há um restaurante (Susi),l onde pode comer/comprar uma sandes ou bebidas frescas.

Como chegar?
Desde Ciutadella é impossivel perder-se. A partir da via de circunvalação sul, basta seguir as indicações para macarella. Cerca de 20 minutos de distância de carro.

En Turqueta


Como de manhã o parque de estacionamento estava já completo, a meio do dia decidimos dar um passeio a pé desde Macarella até En Turqueta, (aproximadamente 40 minutos).
Como deverá imaginar pelo nome trata-se de outra espectacular praia de aguas turquesas, similar mas menos massificada de banhistas que a vizinha Macarella.
Como em toda a ilha é frequente ver quase todas as pessoas com o seu equipamento de snorkelling observando os peixes nestas águas cristalinas...

Dicas:
- Se decidir fazer a caminhada desde Macarella não se esqueça de levar água suficiente para a ida e o regresso
- Se for passar o dia não se esqueça do kit de sobrevivência (água, comida & chapéu de sol)

Como Chegar?
Desde Ciutadella é impossivel perder-se. A partir da via de circunvalação sul, basta seguir as indicações para Turqueta. Cerca de 10 minutos de distância de carro.

Cala Pilar


Um excelente contraste com o dia anterior, Cala Pilar é o exemplo perfeito da diferença entre as praias do norte e sul. Como se trata de uma das praias virgens de mais difícil acesso, terá de caminhar aproximadamente 30 minutos desde o parque de estacionamento, (primeiro entre azinheiras centenárias e depois sem qualquer sombra). Por este facto é bastante menos frequentada constituindo uma óptima alternativa às praias sobrelotadas do sul...
Como se encontra numa zona de protecção marítima é proibido pescar, motivo pelo qual poderá ser realmente espectacular levar os seus óculos e barbatanas ir nadar nas suas aguas cristalinas.

Dicas:

- antes de ir verifique a previsão metereologica, no caso de estar vento norte poderá ter uma experiência bastante desagradável depois de ter caminhado mais de meia hora...
- Não há quaisquer infraestruturas na praia pelo que não se esqueça do kit de sobrevivência
- Como não há quaisquer árvores onde se possa esconder do sol não se esqueça de levar um chapéu de sol, caso contrário num dia de calor abrasador terá que criar a sua própria sombra como nós tivemos que fazer com a ajuda de alguns troncos...
- devo confessar que a unica coisa que não gostei nesta praia foi a orientação, já que durante toda a manhã o sol está sempre nas nossas costas...
- É frequente ver as pessoas a besuntarem os seus corpos com argila, (aqui também há o mito de que é boa para a pele!)
- I must confess the only thing I didn't like in this beach is the orientation, almost all the morning if you are in front to the sea the sun is on your back...
- It is frequent to see people covering themselves with clay as there is the mith that it is good for the skin...

Como chegar:
Na estrada que liga Maó a Ciutadella, saia aproximadamente no Kilometro 34, onde indica cami de pilar e siga a estrada que termina no parque de estacionamento da praia. Agora apenas terá de apreciar a caminhada até à praia

Son Saura


Fomos a esta praia à tarde depois da Cala Pilar. Outra das praias virgens de Ciutadella, esta deverá ser um dos maiores areais de Menorca e que quando o mar está limpo poderá ser uma das praias mais comparaveis às praias caribenhas. Foi uma pena que quando estivémos havia muito vento e algas, motivo pelo qual apenas demos um passeio.

Dicas:
- Apesar de ser uma praia vigiada, não existem quaisquer infraestruturas adicionais. 

Como Chegar:
Desde Ciutadella é impossivel perder-se. A partir da via de circunvalação sul, basta seguir as indicações para Macarella/Turqueta/Son Saura. Quando chegar ao primeiro cruzamento, vire à direita seguindo a indicação Son Saura. Aproximadamente a 10 minutos de Ciutadella de carro.


Cala Pregonda


No terceiro dia a amável recepcionista do nosso hotel sugeriu-nos esta praia, uma das suas favoritas o que mais tarde descobrimos porquê... desde o parque de estacionamento até à praia passará por uma pequena mas agradável zona humida e depois o que ali chamam de paisagem lunar que terá de ser espectacular no nascer ou por do sol. Trata-se de uma caminhada de cerca de 20 minutos, que sem duvida vale a pena... Fabulosa! Apenas um senão que a partir de meio do dia a quantidade de iates fundeados ao largo da praia aumentou de tal forma que começámos a sentir um pouco de óleo na água...
Tal como Cala Pilar, também está incluida na zona de protecção marítima o que associado ao facto de estar rodeada de pequenas ilhotas que poderá chegar facilmente com um par de barbatanas é um spot perfeito para snorkelling.

Dicas:
- há um restaurante junto ao parque de estacionamento

Como Chegar:
Desde Ciutadella, siga a estrada que liga a Maó até Es Mercadal, e apanhe a estrada para Fornells. Na saída de Es Mercadal verá uma indicação para Cala Pregonda/Cavallería. Já na estrada segundária siga as indicações numas pequenas placas amarelas.

Cavallería


Esta foi a forma perfeita de terminar o nosso terceiro dia espectacular em Menorca... Para permitir que os nossos corpos descansassem um pouco do sol decidimos fazer um pouco de turismo pela zona do cabo de Cavalleria e Fornells.
Foi quando, seguindo a dica principal que vos dei no inicio deste post: sigam o vosso instinto, decidimos ir à praia de Cavallería.
Mais que uma excelente baía extensa de areia dourada, este é um dos sitios perfeitos para desfrutar do por do sol em Menorca. Devo confessar que a unica coisa que sentimos a falta naquele momento foi um bar ou melhor um Gin Tónico fresquinho...

Como Chegar:
Seguindo as mesmas indicações referidas anteriormente para Cala Pregonda, seguir as indicações de Cala Cavallería.

Algairens

Conhecida por Algairens ou La Vall, trata-se de um conjunto de duas áreas completamente diferentes: Els Tancats (primeira foto), e a cerca de 10 minutos a pé "Platja d'Es Bot" (segunda foto).
Ao contrário de outras praias do norte esta praia tem também areia branca e fina...
Fomos directamente à praia de Es Bot, onde ao chegar encontrará uma curiosa zona humida com muitos peixes e alguns cágados...
Tal como a maioria de praias em que se tem que caminhar um pouco este pequeno paraíso estava practicamente deserto apesar de estarmos em pleno agosto, o que me deixou a pensar o quão incrível deverá ser esta paisagem na primavera...

Dicas:
- Não há quaisquer infraestruturas pelo que não se esqueça do kit de sobrevivência 

Como Chegar:
Desde Ciutadella siga a estrada para  "Cala Morell", e depois siga as indicações para "Platjes d'Algairens".


Trebalúguer

Nas imediações de Cala Galdana, o típico atentado terrorista da construção turística dos anos setenta, encontrará Cala Mitjana e Trebalúguer.
Este foi o cenário perfeito para terminar esta escapada a Menorca, foi como imaginar Macarella com 2% das pessoas, (a fotografia foi tirada no pico de ocupação da praia...)
Tal como cala Pilar esta praia poderá ser a descrição perfeita das praias de Menorca: paradisíacas, turisticas e relaxantes...

Dicas:
- Não há quaisquer infraestruturas pelo que não se esqueça do kit de sobrevivência 

Como Chegar:
Desde Ciutadella, siga a estrada principal em direcção a Maó. Antes de chegar a Ferreries saia seguindo as indicações para Cala Galdana. à entrada de Cala Galdana, siga a indicação para Cala Mitjana. Ao chegar à praia de Cala Mitjana, siga o trilho que sai do muro que está à esquerda da praia (olhando para o mar). Depois de uma caminhada de 20 minutos chegará a Trebalúguer...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hambúrgueres caseiros

Normalmente não pensamos que fazê-lo em casa pode ser tão fácil, rápido e muito mais saboroso que comprar já preparado... o que normalmente acontece com os hambúrgueres. 


Como sempre digo, não fique preso(a) a esta receita e crie as suas próprias receitas misturando o que lhe ocorrer, e partilhe se quiser...

Vai necessitar:
Carne picada (usei aprox. 250 gr. por pessoa)
salsa
mostarda dijon
uma pequena tostinha ou bolacha de agua e sal
Sal e pimenta.

Comece por aquecer a grelha. Entretanto, numa tigela junte a salsa picada, mostarda dijon, a pimenta moída na altura e uma pequena tostinha esmagada. Adicione a carne e misture bem até que o tempero esteja bem espalhado por toda a carne. Molde os hambúrgueres, com as mãos ou com a ajuda de um molde, eu utilizo o molde que "roubei" numa das ultimas visitas a casa dos meus pais... Grelhe de acordo com o seu gosto.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Can Bep, Como jantar em casa da avó...

Uma vez mais tivémos a oportunidade de confirmar uma das nossas regras de viagem: procurar sempre um restaurante fora do centro turístico...

Depois da desilusão do jantar no porto de Ciutadella na primeira noite, em boa hora encontrámos o Can Bep no Tripadvisor e como estava practicamente ao lado do nosso hotel decidimos experimentar...


A não ser que tenha algum tipo de alergia a escolha neste restaurante é fácil e rápida. Como entrada é obrigatório escolher os mexilhões grelhados. No entanto em caso de dúvidas basta ler as dicas no trip advisor, foursquare ou 11870.com ou escutar os sábios conselhos do pessoal do restaurante que começa religiosamente por recomendar esta entrada do outro mundo...

Apesar de todas as sugestões devo confessar que duvidei no momento da escolha, já que até então não gostava de mexilhão... Este episódio recordou-me um almoço num restaurante indiano em Kuala Lumpur, já que até então não digeria a comida picante e terminei essas férias comendo arroz picante ao pequeno almoço...

Outra entrada interessante são as cebolas recheadas com mero e gambas, e como prato principal partilhámos um optimo tamboril frito com molho de alhos, (pode-se pedir também grelhado se preferir).

Para terminar outra escolha obrigatória: Tarte de leite condensado! Tal como os mexilhões vai recordá-los até ao regresso a este restaurante o que no nosso caso foi... o dia seguinte!

Seria impossível terminar este comentário sem referir a simpatia, a atenção e a amabilidade do staff do restaurante que faz qualquer pessoa sentir-se a comer em família... 

Em contagem decrescente para um futuro regresso...

Onde?
Can Bep
Passeig Sant Nicolau, 4
07760
Ciutadella de Menorca, Menorca Island, Spain
Tel: + 34 971 48 78 15

Quanto?
Preço médio: 30 - 45€

San Sebastian G&T


Devo confessar que a cada dia que passa, encontro pontos de reunião entre a cultura do Gin e a do vinho, talvez seja alguma consequência directa do avançar da idade...

Mais que um Gin Tonico, hoje deixo-vos uma receita diferente que encontrei na homepage de Martin Miller's um Gin premium que recomendo seriamente...

More than a G&T today I'll let you a different recipe that I found on Martin Miller's homepage and that I've just tried after my first contact this excellent premium Gin.

Receita
Copo: Hi-ball our similar
Método: Elaborar sobre os cubos de gelo no copo
Guarnição: Casca de Limão e Laranja

50 ml Martin Miller's Gin
10 ml fresh sumo de laranja recém exprimido
10 ml fresh sumo de limãorecém exprimido
Água Tonica (eu usei fever three)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um Gin Tonico diferente #1

Depois de experimentar várias marcas de repelentes, este verão descobri o melhor: Gin Tónico. Apesar de não me basear em nenhuma teoria em concreto deixo dois factos: A um dia de terminar as minhas férias em Troia, não fui mordido nem uma unica vez ao contrario do calvário de anos anteriores e por outro lado este ano substituí o uso de repelentes por Gin Tónico, obviamente não pela capacidade de repelir os mosquitos devido à quinina, mas porque é a forma perfeita para refrescar nos dias quentes de verão.

Vai necessitar:
50 ml Gin Citadelle
140ml de Água Tônica Fever Tree
2/3 folhas de hortelã
1 fatia de maçã verde 
Gelo

Como para preparar qualquer Gin Tonico, comece por arrefecer o copo. Esmague as folhas de hortelã com o Gin de forma a extrair todos os aromas, encha o copo com gelo e junte meia fatia de maçã verde na parte lateral do copo, finalizando com a adição da água tónica com a ajuda de uma colher de bar, de forma a preservar as características da água tónica.

domingo, 19 de agosto de 2012

Dona Bia, Comporta

Quase desapercebido na estrada que liga o a Comporta ao Carvalhal, "plantado" em frente aos abundantes arrozais da região, o Restaurante Dona Bia consegue transformar a excelente matéria prima da região em pratos inesquecíveis!
Fonte: www.flavorsandsenses.com
Por detrás da rede mosquiteira horrível, mas essencial para evitar que os clientes sejam devorados pelos implacáveis mosquitos da região, esconde-se um restaurante que, apesar de algo caótico no mês de agosto, continua a deixar os seus clientes com vontade de voltar quando ainda estão a terminar a refeição.

Apesar da fama que têm os arrozes confesso que, apesar da monotonia, escolho sempre o mesmo: uma entrada, neste caso uma salada de búzios (5€) e a fabulosa Açorda de ovas com filetes de Peixe Galo, um prato que continuo a achar do outro mundo...

Dicas: 
  • No pico do verão, apenas se aceitam reservas para a hora de abertura
  • Se for jantar, espere dentro para evitar o ataque mortal dos mosquitos dos arrozais da região.
Onde?
Estrada Nacional 261, entre Comporta e Carvalhal
Torre-Comporta 
7580-681 COMPORTA 

Alcácer do Sal, Portugal
Tel:265 497 557

Quanto Custa?
Preço médio: 30-35€