segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sopa de Cebola, uma excelente opção para uma noite fria de inverno...


Depois de cerca de dois meses, a receita da semana está de volta! Desta feita com uma excelente sugestão para estes gélidos dias de inverno, pelo menos aqui em Madrid: Sopa de Cebola. Desta feita uma versão bastante interessante programa Ingrediente Secreto do Chef. Henrique Sá Pessoa. (Clique neste link para consultar a receita que publicámos há cerca de dois anos atrás

Vai necessitar de (para aprox. 3 pessoas):
3 cebolas
uma porção generosa de manteiga
1 folha de louro
azeite
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
sal e pimenta
tomilho
6 fatias pequenas de pão 
Queijo Gruyere

Comece por cortar as cebolas em juliana o mais fino que puder, este passo fará toda a diferença na qualidade final da sua sopa. De seguida, numa panela com um fio de azeite adicione a manteiga e a folha de louro. Quando a manteiga estiver derretida, adicione as cebolas e deixe estufar. Este é o segundo passo mais importante desta receita, já que quanto melhor estufada estiver a cebola melhor será o tacto desta soupa. Adicione um pouco de tomilho, tempere com sal e pimenta, tendo cuidado com o sal já que adicionará posteriormente o caldo de galinha que também tem sal. Adicione duas colheres de sopa de farinha e misture bem, adicione parte do caldo para dissolver bem a farinha. De seguida junte o restante e deixe cozer durante cerca de 15 a 20 minutos.

Entretanto coloque 6 pequenas fatias de pão num pirex, regue com um fio de azeite para evitar que o pão seque no forno e cubra com as fatias de queijo Gruyere. Leve ao forno a gratinar a 200ºC durante cerca de 5 minutos.

Emprate como se mostra na foto e disfrute!

Sem comentários:

Enviar um comentário