terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sopa de tamboril com hortelâ

Para o jantar de ontem e para celebrar a visita de uma amiga fiz esta sopa de tamboril, com algumas variações relativamente à receita original de José Avillez.

Ingredientes (3 pessoas):
750 gr de tomate chucha
Aprox 500 gr de lombos ou rabos de tamboril
1 pimento encarnado
1 cebola grande ou 2 médias
5 dentes de alho 
coentros
hortelã
vinho branco
azeite, sal & pimenta

A vantagem dos rabos de tamboril, além de mais económicos, é que entendo que para o caldo da sopa dá mais gosto... 
Comece por cortar os lombos do tamboril em paralelipípedos e reserve no frio, guarde as aparas para o caldo . Corte a cebola, o tomate e os alhos em rodelas e o pimento em tiras, (retirando previamente as sementes), numa panela coloque por camadas a cebola, o alho, pimentos, o tomate e as aparas de tamboril, repetindo este passo até acabarem os ingredientes. 
Adicione os coentros um bom fio de azeite, sal & pimenta moída na altura, e um pouco de vinho branco. Deixe levantar fervura e baixe o lume para que coza devagar.
Enquanto coze, corte o tamboril em laminas bem finas e coloque no fundo de cada prato, tempere com sal e um fio de azeite.
Quando estiver cozido, junte umas folhas de hortelã e triture. Leve ao lume mais um pouco juntando mais umas folhas de hortelã e um fio de azeite.

Para um efeito mais espectacular não sirva este prato na cozinha... sirva os pratos com o tamboril como descrito anteriormente. Sirva a sopa bem quente por cima do tamboril laminado adicionando um fio de azeite!
Caso os seus convidados se assustem com o peixe cru, aproveite para explicar que o tamboril está cortado em rodelas bem finas para que cozinhe ao deitar o caldo...

Sem comentários:

Enviar um comentário