domingo, 8 de junho de 2014

Receita da Semana: Gaspacho de Cerejas e Abacate


Porque não podemos mudar tudo ao mesmo tempo, às vezes necessitamos uma pausa para nos adaptarmos à nova realidade e estabilizar antes de dar continuidade aos nossos próprios projetos. Nos últimos dois meses senti a necessidade de fazer essa pausa e ir passo a passo até sentir novamente que todas as razões que me fizeram criar este blogue continuam a fazer todo o sentido...

Hoje trago-vos uma versão do Chef José Avillez do conhecido Gaspacho, uma receita onde pude usar a minha ultima maquineta: o descaroçador de azeitonas/cerejas...

Vai necessitar de:
500 g de cerejas descaroçadas
7 tomates chucha com rama
1 cebola média
1 1/2 pimento encarnado
1 pepino pequeno
1 fatia grande de pão 
1/2 lata de sumo de tomate
1 dl de vinagre de Xerez
6 a 10 cubos de gelo 
1 abacate
Sumo de limão q.b.
40 g de cebola rouxa
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Numa taça grande, junte o pão sem côdea cortado em cubos, o tomate cortado em pequenos cubos, a cebola descascada cortada em cubos, o pepino pelado e sem sementes cortado em fatias e o pimento sem sementes cortado em bocados pequenos. Tempere tudo com sumo de tomate, azeite, vinagre de Xerez, sal, pimenta e envolva bem. Cubra com cubos de gelo, tape com película aderente e deixe no frigorifico durante 12 horas.

Coloque o abacate descaroçado e sem pele dentro de uma taça. Tempere com o sumo de limão, migue com um garfo e acrescente um pouco de cebola roxa finamente picada. Envolva bem, junte um fio de azeite e envolva novamente. Reserve no frio.

Triture muito bem as cerejas descaroçadas, coe e reserve. Retire o gaspacho do frigorifico e triture bem. Por cada litro de gaspacho junte 4 dl de puré de cerejas e misture bem. Sirva num prato fundo colocando no centro um pouco de creme de abacate e acrescentando posteriormente o gaspacho. Finalize com um fio de azeite e sirva de imediato com mangericão.

Sem comentários:

Enviar um comentário