domingo, 10 de março de 2013

Magret de Pato com Puré de Batata-Doce e Manjericão

Depois de vários dias de uma alimentação à base de vegetais e peixe, hoje preparei uma refeição especialmente dedicada aos amantes da boa carne...

Confesso que não tanto devido a uma especial complexidade da receita, retirada do livro 2780 Taberna - Cozinha experimental, mas pela organização que implicou na cozinha. O facto de haver poucos "tempos mortos" durante a preparação da refeição realçou a importância do "mise en place", o qual detalharei no proximo post, e da coordenação entre os vários passos da preparação deste prato e da entrada, queijo de cabra frito com frutos secos e vinagreta de frambuesa, garantindo que ambos fossem servidos no ponto e temperatura correctos.

Vai necessitar: (para 2 pax)
1 peito de pato (magret)
sumo de 1 laranja
2 colheres de sopa de mel
sal e pimenta moída na altura

Para o puré
1 batata doce
meia dúzia de folhas de manjericão
1 colher de sopa de azeite
leite
Sal e pimenta moída na altura

Para o molho de framboesa
100 gr de frutos silvestres (amoras, framboesas, mirtilos)
5 gr de açúcar
50 ml de vinho do porto
1 pau de canela
1 colher de café de sal

Dar uns cortes ao de leve na pele do peito do pato com o cuidado de não chegar até à carne, colocar numa tigela e misturar com o sumo de laranja e mel previamente dissolvido. Temperar com sal e pimenta e deixe repousar.

Cozer a batata-doce. Ainda quente tirar a pele e triturar bem em puré, colocar de novo num tacho, adicionar uma colher de azeite e leite qb mexendo bem até que o puré tenha a textura desejada. Temperar com sal e pimenta e adicionar o manjericão finamente picado.

Numa caçarola juntar os frutos silvestres, o açúcar, o sal, o pau de canela e o vinho do porto e levar ao lume até que evaporar 2/3 do líquido.

Entretanto numa frigideira bem quente colocar o pato com a pele virada para baixo durante aproximadamente uns 3 minutos, (não necessita adicionar azeite porque a gordura do pato vai derreter), virar e cozinhar um minuto,  tempo e termine a no forno a 180ºC, evitando que a carne seque e se queime.

Deixar a carne repousar dois minutos, fatiar e servir de imediato...

Dicas: 
  • Dependendo do ponto preferido da carne poderá deixar passar um pouco mais
  • Deve ser servido mal passado





Sem comentários:

Enviar um comentário