domingo, 8 de setembro de 2013

A Receita da Semana: Rabo de Touro!


Como se nota que estamos no primeiro fim de semana de Setembro... depois do frenesim do tráfego e o regresso do turbilhão nas empresas, chegou a vez do mercado voltar a viver o rebuliço habitual das manhãs de sábado. Confesso que já tinha saudades, não só pelo ambiente mas porque a qualidade da matéria prima voltou ao seu melhor... 
Hoje Trago-vos uma receita de Rabo de Touro...

Vai necessitar: 
- 1kg Rabo de Touro 
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas 
- 3 tomates
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 3 cenouras
- Sal 
- Açafrão
- pimentão doce
- cravinho
- 2 folhas de louro 
- 6 grãos de pimenta preta
- Azeite virgem
- 1 cálice de Vinho madeira
- Batatas

Comece por refogar os alhos no azeite quente, junte as cebolas, os tomates, os pimentos e as cenouras, todos cortados grosseiramente, pois aproveitaremos para a guarnição. Deixe cozer um pouco e quando o tomate começar a ficar cozinhado junte a carne, o vinho madeira, o louro, o cravinho, o açafrão e o pimentão doce, mexa e adicione água até quase cobrir a carne. Deixe cozinhar cozinhar em lume brando durante 2,5 horas, tendo o cuidado de vigiar periodicamente para o caso de necessitar de adicionar água.  Ao fim das duas horas coza as batatas à parte, até que se comecem a desfazer. (Este é um aspecto importante para que quando empratar possam absorver o sabor do molho). 
Retire o rabo de touro do lume e separe a carne dos ossos. Retire parte dos vegetais para guarnição, triture os restantes com o caldo do estufado e leve novamente ao lume para reduzir um pouco o molho. 
Emprate colocando uma camada de batatas sobre o molho, cubra com a carne e volte a banhar com um pouco do molho. Sirva com os vegetais do estufado!

Disfrute!

Sem comentários:

Enviar um comentário