domingo, 15 de setembro de 2013

Receita da semana: Tataki de Atum


Sempre que vamos ao restaurante Miyama aqui em Madrid, sobre o qual escreverei na proxima sexta-feira, um dos pratos indiscutíveis é o tataki de atum. Por este motivo a semana passada quando fui ao mercado e vi a qualidade  e a frescura deste atum-branco, disse é desta que vou experimentar fazer um tataki em casa!
Aí está o resultado...
 
Vai necessitar de:
Atum (Eu usei uma boa posta de Albacora ou atum-branco Thunnus alalunga)
Molho de Soja
1 mão cheia de Cebolinho
1 alho francês
Sumo de 1 limão
Gengibre
Tigela com agua e gelo
 
Para o risco de Anisakiase, congele o atum durante pelo menos 24 horas a -20ºC. Depois de descongelado submerga os lombos, previamente limpos de pele e espinhas, em molho de soja. Numa frigideira anti-aderente vamos marcar o atum dos 4 lados e, ao retirar da frigideira, submerja numa tigela com agua e gelo de forma a interromper o processo de cozedura volte a submerger no molho de soja e reserve.
Numa tigela misture, o alho francês e o cebolinho finamente picados, o sumo de um limão e um pedaço de jengibre ralado. (Se não é muito fã de gengibre vá adicionando e provando até obter o sabor pretendido, eu usei um pedaço do tamanho do dedo polegar).
Corte o atum às fatias passando-as novamente pelo molho em que o marinou e coloque no prato. Cubra com a mistura preparada anteriormente e disfrute...
 
Alternativas? Envie-nos as suas receitas para fdgoodlife@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário